Três dicas para extrair resultados melhores do Google Analytics
Se você quer ter parâmetros para medir os resultados de sua estrutura de negócios online, não pode deixar de usar o Google Analytics. Mas, afinal, como usar essa ferramenta para ter os melhores resultados?
Neste post vamos te mostrar três dicas para que você possa usar o Google Analytics com foco em suas metas e objetivos reais do negócio. Confira!
Dicas para extrair resultados melhores do Google Analytics #1: faça integrações com outras plataformas
Se você quer conseguir informações mais minuciosas e aprofundadas acerca do seu público-alvo, então recomendamos que faça a integração do Google Analytics com outras ferramentas para negócios.
Entre essas ferramentas, duas merecem destaque. São elas o Google Adwords e o Google Webmaster Tools. A seguir, explicamos como funcionam essas integrações.
Integração com Google Webmaster Tools
Com essas integrações, você poderá verificar em detalhes a quantidade de cliques e as palavras-chave mais usadas por seu público-alvo.
Somente para exemplificar, depois de realizar a integração com o Google Webmaster Tools, você poderá verificar novos relatórios informando a quantidade de consultas a uma página e o resumo geográfico.
Essas integrações também possibilitam a visualização de um ranking que posiciona um site ou página em relação a cada buscador.
Integração com Google Adwords
Já a integração com o Google Adwords pode gerar relatórios referentes a campanhas e estratégias de com links patrocinados.
Da mesma forma, é possível importar metas do Analytics para o Google Adwords, o que tende a facilitar o acompanhamento das metas do Adwords.
Dicas para extrair resultados melhores do Google Analytics #2: use os dashboards
Mas, afinal, como analisar os dados do Google Analytics com mais rapidez e praticidade? Uma forma bastante eficiente de se fazer isso é por meio de dashboards.
Em linhas gerais, podemos definir um dashboard como uma plataforma que permite a reunião de diversas informações e métricas sobre sites e páginas em um só lugar, facilitando sua leitura e utilização.
Ou seja, um dashboard pode ser de grande auxílio para que você consiga otimizar seu site.
No Analytics, você pode construir esse tipo de plataforma do zero, o que significa que é possível personalizá-la de acordo com as características de cada negócio.
Para isso, basta adicionar os widgets mais adequados, a fim de acompanhar as métricas de maneira mais “enxuta”.
Também existem modelos de dashboards já preparados, que podem ser encontrados na plataforma Google Marketing Platform.
Dicas para extrair resultados melhores do Google Analytics #3: contabilize as conversões do seu site
Contabilizar as conversões é fundamental para que se possa saber se determinada estratégia de vendas ou de marketing está realmente funcionando.
Quando falamos em conversões, estamos falando não somente das vendas, mas, também, de downloads de e-books e outros materiais, informações de contato e geração de leads.
É por meio desse levantamento que se pode verificar as estratégias mais eficientes e aquelas que não geram resultados.
Para isso, é necessário que você analise quais métricas serão mais importantes para a análise de sua conversão.
Sem essa análise, você pode deixar de lado conceitos que dizem respeito diretamente ao modo como seu público-alvo interage com seu negócio.
Não esqueça que as conversões e outros dados de Analytics podem ajudar a otimizar seu site.
Google Analytics: uma poderosa ferramenta para o acompanhamento do seu negócio
Para concluir, podemos afirmar que a utilização dessa ferramenta permite que você entenda não somente a performance de suas estratégias de marketing, mas, também, o comportamento do seu público-alvo.
Em outras palavras, o Google Analytics é muito mais do que uma ferramenta de métricas. Ela possibilita a otimização de suas campanhas e sites, o que pode alavancar seus resultados.