Taxa de Rejeição: pior tradução do digital
Quem tem familiaridade com ferramentas de análise de canais digitais está acostumado ao bounce rate, que em português normalmente é traduzido como “taxa de rejeição”.
O bounce rate informa a porcentagem de sessões em que o usuário chegou a uma página do site e depois saiu do site, sem visitar nenhuma outra página.
Em muitos casos, esse comportamento pode significar que o usuário de fato “rejeitou” o que encontrou. Por exemplo, se você está analisando uma página de produto do seu e-commerce, e sua ferramenta de análise lhe diz que o bounce rate dessa página foi de 70% no último mês, é porque 70% dos usuários que entraram no site por essa página ao longo desse tempo saíram sem visitar nenhuma outra.
Como eles não visitaram sequer o carrinho de compras, é possível inferir que “rejeitaram” o produto (embora devam ser incluídos aí os usuários que, por exemplo, estavam fazendo uma navegação de pesquisa – e que possivelmente voltaram ou voltarão para concluir a compra mais tarde).
Agora, em vez de uma página de produto, vamos analisar uma página do help desk da empresa que explica como realizar determinada ação. Neste caso, o bounce rate não pode ser necessariamente interpretado como uma métrica de fracasso.
Imagine, por exemplo, que o bounce rate dessa página específica no último mês seja de 50%. Novamente, o que isto significa é que metade das pessoas que chegaram ao seu site por essa página deixaram o site sem visitar nenhuma outra.
Será que esses usuários saíram frustrados? Apenas com o dado de bounce rate, é impossível saber. Pode ser que a maior parte deles na verdade tenha entrado na página, lido o post, ficado contente com o que aprendeu e ido embora conhecendo mais sobre o assunto e admirando mais a sua marca. Missão cumprida, com ou sem bounce.
Isso é verdade porque o bounce rate não tem nada a ver com o tempo gasto na página ou a tarefa cumprida durante a visita. O usuário pode ter gastado vinte minutos na página e lido cada palavra. Se não visitou nenhuma outra página do site, ainda assim essa sessão é contabilizada como um bounce.
É por isso que o termo em inglês é mais preciso: “bounce” não significa rejeição, mas sim algo que salta em direção a um obstáculo, tem apenas um contato com ele e depois retorna, como uma bola quicando no chão. Se a bola retornou feliz, é sucesso.