Google Search Console: um guia para otimizar sua estratégia de SEO
Vamos falar sobre uma ferramenta do Google que talvez esteja entre as mais poderosas e também mais ignorada por profissionais de marketing digital.
O que é o Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta que rastreia a performance do seu site nos resultados de busca do Google.
Ao fazer isso e, ele te ajuda a identificar oportunidades de melhorar sua estratégia de SEO e trazer mais tráfego qualificado para o seu site.
Por mais que você estude táticas de SEO e otimize seu conteúdo, essa otimização nunca será ideal se não partir de dados concretos retirados da experiência dos seus usuários reais.
São esses dados que o Google Search Console é capaz de fornecer.
Veja abaixo alguns dos tipos de dados que é possível extrair dessa ferramenta.
Performance
A seção de Performance do Google Search Console mostra:
- o número total de cliques no Google que levaram ao seu site;
- o número de impressões de resultados de busca que direcionam para o seu site (ou seja, quantas vezes seu site apareceu para usuários do Google);
- o CTR (click through rate) médio, ou seja, qual porcentagem de usuários que viram resultados do seu site no Google e clicaram nesses resultados;
- a posição média em que seus resultados apareceram no ranking.
URL Inspection
Você pode usar o Google Search Console para identificar possíveis erros de indexação em cada página específica do site.
Para isso, acesse a aba URL Inspection e digite a URL da página que você quer investigar.
Coverage
Essa seção do Search Console faz uma varredura geral das páginas do seu site e mostra:
- as páginas que estão com erro, e que portanto não estão sendo indexadas corretamente pelo Google;
- as páginas com possíveis problemas (warnings);
- as páginas corretamente indexadas;
- as páginas excluídas, ou seja, que não estão sendo indexadas de propósito.
Uma boa prática é rastrear continuamente os erros de indexação, corrigi-los e validar essas correções na seção Coverage do Google Search Console.
Sitemaps
O sitemap é como um mapa de todas as páginas do seu site.
Sitemaps ajudam o Google a entender a estrutura de páginas do seu site e a indexá-las corretamente sempre que houver uma mudança.
Você deve fazer o upload do sitemap do seu site – em formato xml – na seção Sitemap do Search Console.
Se você está lidando com e-commerce, saiba que algumas plataformas de e-commerce geram automaticamente esse arquivo, que normalmente fica localizado na URL site.com.br/sitemap.xml.
Mas se não for o seu caso, você pode usar um gerador automático de sitemap. Existem vários gratuitos na internet. Um exemplo bastante usado é o xml-sitemaps.com.
Links
O número de links que levam para as suas páginas e a força das páginas onde esses links se encontram são alguns dos fatores que mais influenciam no rankeamento do Google.
Por isso é tão importante consultar a seção Links do Search Console. Lá você pode ter uma visão detalhada de quais páginas estão linkando para o seu site.
Usando o Search Console para otimizar sua estratégia de SEO
Os dados fornecidos pelo Google Search Console podem te dar uma série de insights que permitem melhorar seu posicionamento nas buscas do Google e sua efetividade em transformar essas buscas em vendas.
Vamos ver um exemplo:
Digamos que sua loja venda móveis de madeira. Ao acessar o a aba de termos buscados no Google Search Console, você descobre que entre as buscas que mais geraram impressões nos últimos dois meses estão:
- “Cadeira de madeira”
- “Móvel de madeira”
- “Móveis madeira”
- “Cadeira área externa”
Os três primeiros resultados talvez fossem esperados pelo seu negócio, mas o quarto pode ter sido mais surpreendente.
E é a partir dele que você tira uma conclusão e em seguida toma uma ação.
- Conclusão: existe uma demanda forte por móveis para a área externa, e meu site aparece como resultado recorrente para as pessoas interessadas nesse tipo de produto;
- Ação possível: criar blog post ou uma categoria ou coleção específica para móveis de varanda, fazendo o site chamar mais atenção para esses produtos e alavancar ainda mais o tráfego interessado nesse tema.
Usando o mesmo raciocínio, você pode consultar as top queries em termos de impressões (ou seja, os termos de busca que mais estão trazendo resultados direcionando para o site) e checar o CTR para cada uma delas.
No caso de resultados com um número grande de impressões mas um CTR baixo, o que pode estar causando isso? Ou seja, por que as pessoas estão buscando muito alguma coisa que traz seu site como resultado mas não estão clicando? Será que:
- o texto meta tag description está falando de outro assunto?
- faltam keywords no título da página relacionadas com o assunto?
- o copy está pouco atrativo?
- as informações estão desatualizadas?
Só você poderá dizer, mas o primeiro passo é expor esses problemas.
Ou seja, entender como os usuários estão fazendo as buscas que levam ao seu site e como os resultados que aparecem refletem seus objetivos de negócio torna seu time mais capaz de ajustar sua estratégia de SEO.
Conecte o Google Search Console com o Google Analytics
É comum sites terem conta tanto no Google Analytics quanto no Google Search Console mas não conectarem essas duas contas.
Deixar de fazer isso te impede de gerar inteligência extremamente valiosa para seu negócio.
Ao fazer o link entre Analytics e Search Console, você passa, por exemplo, a ter acesso – dentro da aba Acquisition do Google Analytics – a dados como impressões, cliques e CTR para cada página acessada via busca ou cada termo buscado no Google. E isso num contexto que te permite cruzar esses dados com outros dados do seu site colhidos pelo Google Analytics.